Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Empresas podem reduzir salário se deixam opção para o funcionário, decide TST

Publicado por Perfil Removido
há 8 anos

Em casos de escolha do próprio funcionário, empresas podem reduzir salários. A decisão é da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), após análise, nesta quarta-feira (24/02), de processo envolvendo o Banco do Brasil.

A ação trabalhista na qual foi tomado o entendimento foi proposta pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Taubaté e Região, que questionava plano instituído pelo banco em 2013. Naquele ano a instituição financeira possibilitou que alguns trabalhadores com jornada de trabalho de oito horas passassem a trabalhar por seis horas. A mudança, porém, implicava em uma redução salarial de 16%.

Para o sindicato, a instituição do plano é contrária ao artigo da Constituição Federal, que prevê que é direito do trabalhador a “irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo”.

O advogado do sindicato salientou, durante a sustentação oral, que a redução dos salários não foi discutida com a entidade sindical.

O processo (24051-31.2015.5.00.0000) teve como relatora a ministra Maria Helena Mallmann, que considerou regular a conduta do Banco do Brasil. Segundo ela, o plano instituído pela instituição financeira está de acordo com a súmula 51 do TST, que prevê que “havendo a coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro”.

Para Maria Helena, havendo a escolha do trabalhador pelo sistema com jornada menor, a redução do salário é legal. A decisão foi unânime.


FONTE: JOTA

  • Publicações132
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações923
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-podem-reduzir-salario-se-deixam-opcao-para-o-funcionario-decide-tst/308559407

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, pois embora seja o banco instituição financeira, a decisão vai ajudar empresa a se manter no mercado. continuar lendo