Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Vara do Trabalho faz citação por WhatsApp

Publicado por Perfil Removido
há 8 anos

Vara do Trabalho faz citao por WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou, recentemente, uma nova funcionalidade: o aviso de leitura de mensagens, simbolizado por dois tiques azuis, garantindo que o destinatário visualizou o que foi enviado. A novidade foi utilizada pelo juiz Ivan Tessaro, da Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde, que determinou uma citação pelo aplicativo, como forma de dar efetividade a comunicação para um reclamado que, por trabalhar viajando, nunca era encontrado e nem havia certeza quanto ao seu endereço.

A citação é um dos primeiros atos de um processo judicial. Por meio dela informa-se a parte de que foi protocolado um processo contra ela, ao mesmo tempo em que é chamada para apresentar sua defesa.

Esta foi a terceira citação realizada por meio do Whatsapp na Vara de Lucas do Rio Verde, todas do mesmo réu, mas em processos diferentes. Segundo o diretor da Vara, Jaime Garcia, a citação foi determinada em ata de audiência. Foi então tirada uma foto da ata de audiência que determinava a citação e enviada uma mensagem para o celular do reclamado, informando da reclamação trabalhista e da data e hora da próxima audiência.

Quando este visualizou a citação, comprovada pela cor azul que avisa se a mensagem foi lida, os servidores da Vara tiraram uma foto da tela do celular para anexar ao processo e assim, comprovar que a citação foi enviada e visualizada. As tentativas de citação nesse processo foram realizadas de quatro forma para evitar qualquer nulidade: visita do oficial de justiça, tentativas de ligação, citação por edital e mensagem por whatsapp. A intenção é tornar a citação efetiva já que o edital dificilmente é lido pelo cidadão comum.

O oficial de justiça foi à casa dos pais do reclamado para realizar a citação e foi informado de que ele viajava muito, não possui endereço fixo e que a única maneira de se comunicar é por meio do celular. A utilização do aplicativo foi a maneira encontrada para entrar em contato com réu realizar a citação, um ato processual de muita importância, pois é por meio dele que a garantia constitucional da ampla defesa e do contraditório é respeitada.

Fonte: Ambito Jurídico

  • Publicações132
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5634
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-do-trabalho-faz-citacao-por-whatsapp/259378848

Informações relacionadas

Alexandre Damaceno, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Petição com pedido de Citação pelo Whatsapp

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Agravo De Petição: AP XXXXX-44.2020.5.04.0016

Jean Tiago Erlo, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de Citação Eletrônica via Whatsapp, conforme atualização do CPC

Leonardo Costa, Advogado
Modelosano passado

[modelo] Pedido de citação via WhatsApp

Tiago Feitosa, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo Petição - Citação via whatsapp ou e-mail.

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Finalmente! continuar lendo

A Justiça seguindo a evolução do mundo atual. Excelente! continuar lendo

A validação do ato é pertinente, pois, só assim, os réus vezeiro em fugir da justiça, são laçados para responder as demandas judiciais que dizem respeito a seus atos ílicitos. continuar lendo

Claro é altamente burlável... Já que hoje existem configurações no aplicativo que ocultam essas marcações. Porém, a justiça não deve continuar cega para novas tecnologias. continuar lendo